sábado, 13 de março de 2010

ESCATOLOGIA - O Arrebatamento da Igreja - 1 Ts 4.13-18

INTRODUÇÃO                                                                      Você já orou hoje? Quando a Bíblia fala da vinda do Senhor Jesus, o assunto aparece como um só evento. Mas no seu contexto doutrinário, ela tem duas etapas distintas. A primeira invisível para o mundo, é o arrebatamento da Igreja; a segunda, visível, fala da vinda de Jesus em gloria, especialmente para Israel (Ap 1.7; Zc 14.4)

I. ESCOLA DE INTERPRETAÇÃO

Existem três escolas distintas de interpretação a respeito do arrebatamento da Igreja. Elas abrem espaço para entendermos como e quando ocorrerá esse grandioso evento.

1. Pós tribulacionista. Essa escola interpreta que a Igreja remida por Cristo passará pela Grande Tribulação.

2. Midi tribulacionista. Ensina que a Igreja entrará no período da Grande Tribulação até a sua metade. Seus interpretes se baseiam numa interpretação isolada de Dn 9.27, cujo texto fala que depois do opressor firmar um concerto com Israel por uma semana, “na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares”.

3. Pré tribulacionista. Podemos começar entendendo essa escola de interpretação com as palavras de Paulo aos tessalonicenses, quando escreveu; “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo”, 1 Ts 5.9. Ensina que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes que se inicie o período da Grande Tribulação. É uma interpretação que honra as Sagradas Escrituras e ajusta se devidamente à esperança cristã da volta do Senhor nos ares.

II. DUAS PALAVRAS GREGAS RELATIVAS AO ARREBATAMENTO

Encontramos varias palavras no grego do Novo Testamento relativas ao arrebatamento que podem aclarar nosso entendimento acerca do arrebatamento. Destacaremos duas palavras principais:

1. Parousia. Literalmente quer dizer “presença”, “chegada rápida”, “visita”. É a palavra mais frequentemente usada nas Escrituras para descrever o retorno de Cristo, pois ocorre 24 vezes. Seu sentido é abrangente porque não define apenas a volta de Cristo ate ou sobre as nuvens, mas em outras vezes se refere à Sua volta pessoa à Terra (1 Co 15.23; 1Ts 2.19; 1Ts 4.15; 5.23; 2 Ts 2.1; Tg 5.7,8; 2 Pe 3.4). Portanto, o sentido é geral e não especifico. A ênfase maior é dada à vinda corporal e visível de Cristo.

2. Epiphanéia. Literalmente significa “manifestação”, “vir à luz”, “resplandecer” ou “brilhar”. O sentido é mais especifico, porque se refere especialmente à vinda sobre as nuvens. É a volta pessoal de Cristo à Terra que acontecerá com uma manifestação visível e gloriosa (2 Ts 2.8; 1 Tm 6.14; 2 Tm 4.6-8). Parousia é abrangente e pode referir se tanto à vinda de Cristo para a Igreja como para o mundo. Entretanto, epiphanéia é um termo que especifica a volta de Cristo à Terra de modo mais direto, porque diz respeito à sua manifestação pessoal ao mundo.

3. A diferença entre as duas etapas. Referente ao arrebatamento, Cristo virá até ou sobre as nuvens (1 Ts 4.17). Será de modo invisível para a Terra, porque virá para os seus santos nos ares. Em relação à manifestação pessoal de Cristo na Terra, Ele virá sobre as nuvens, de modo visível e com os seus santos (Cl 3.4).
No primeiro evento, Cristo, pelo poder de Sua Palavra e com voz de arcanjo, arrebatara, num abrir e fechar de olhos, a Igreja remida pelo Seu sangue (1 Co 15.52). Esse arrebatamento acontecerá antes que venha o Anticristo e instale o seu domínio sobre a terra por sete anos.

O segundo evento da volta de Cristo acontecerá no final dos sete anos de Grande Tribulação, quando Ele irá destruir o domínio do Anticristo e instalar seu reino de mil anos (Ap 19.11; 20.1-6).

III. PARTICIPANTES DO ARREBATAMENTO DA IGREJA

1. O próprio Senhor Jesus Cristo. Diz a Escritura: “Porque o mesmo Senhor… descerá do céu” (1 Ts 4.16). O apostolo Paulo da ênfase ao senhorio de Jesus conquistado no Calvário quando diz: “o mesmo Senhor”. Os vivos em Cristo e os mortos salvos receberão a ordem de comando do próprio Senhor Jesus Cristo.
2. O arcanjo. A tradução do texto diverge na forma, mas não anula o fato conforme está escrito: “à voz do arcanjo” ou “com voz de arcanjo” (1 Ts 4.16). O texto de Daniel indica que o arcanjo Miguel participará do evento da segunda vinda de Cristo (Dn 12.1), mui especialmente da epiphanéia, quando Cristo, rodeado de exércitos celestiais, descerá sobre a Terra, no monte das Oliveiras (Zc 14.3,4; Ap 1.6,7). Porem no evento do arrebatamento da Igreja, a participação do arcanjo será efetuada pela voz de comando e chamamento, a qual será ouvida apenas pelos remidos.

3. Os mortos em Cristo. Naquele dia, os mortos e os vivos em Cristo ouvirão a voz de chamamento da trombeta do Senhor pelo arcanjo, e “num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15.51,52), estarão na presença do Senhor nos ares, com corpos glorificados. A palavra “mortos” diz respeito aos santos que ressuscitarão com corpos transformados em corpo espiritual (soma pneumatikon), enquanto que, os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas ate o dia do Juízo Final (Ap 20.12). Assim como Cristo ressuscitou corporalmente, também, os crentes salvos ressuscitarão corporalmente (Lc 24.39; At 7.55,56). Na lição referente à ressurreição tratamos sobre a natureza dos corpos ressurretos.

4. Os vivos preparados. O mesmo poder transformador operado nos corpos dos que morreram no Senhor atuará nos corpos dos crentes vivos naquele dia. Aos tessalonicenses, Paulo declarou: “depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados” (1 Ts 4.17); e aos coríntios, também, disse: “nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados” (1 Co 15.51). Quase que simultaneamente à ressurreição dos mortos em Cristo naquele momento, os vivos em Cristo também ouvirão a voz do arcanjo, e num tempo incontável, serão transformados e arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Os corpos mortais serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus. Será o poder do espírito sobre a matéria, do incorruptível sobre o corruptível (1 Co 15.53,54). O arrebatamento dos vivos implica livra-los do período terrível da Grande Tribulação.

IV. ELEMENTOS ESPECIAIS DO ARREBATAMENTO

Alguns elementos especiais e misteriosos indicam a natureza e procedimento do arrebatamento da Igreja na vinda do Senhor.
1. Surpresa. Esse elemento é rejeitado por alguns grupos que entendem que não haverá dois eventos distintos; o arrebatamento da Igreja e a vinda pessoal de Cristo. Ora, o que a Bíblia nos ensina é que, a Igreja, constituída pelos mortos e vivos em Cristo, se encontrarão nas nuvens com o Senhor. Se por alguns a idéia da surpresa é rejeitada, uma grande maioria cristã prefere o que declara as Escrituras que destacam o elemento surpresa (Tt 2.13; Mt 24.35,36, 42,44; 25.13). Esse elemento é fundamental porque a Igreja vive na esperança da vinda do Senhor.

2. Invisibilidade (1 Ts 4.17). Por que será um evento invisível e para quem? Será invisível para o mundo material porque os arrebatados serão constituídos somente dos transformados. A transformação será tão rápida, que nenhum instrumento cronológico terá condição de perceber ou marcar o tempo. Quando o crente conquistar esse corpo imaterial, a matéria perderá totalmente sua força (1 Co 15.43,44,49,51,53).
3. Imaterialidade (1 Co 15.42,52,53). Na verdade, a transformação que ocorrerá na vinda do Senhor será extraordinária e gloriosa, pois o que é material se revestirá do imaterial, o corruptível do incorruptível. Todas as limitações da matéria serão anuladas completamente, pois, literalmente, nossos corpos serão revestidos de espiritualidade.
4. Velocidade (1 Co 15.52). Para tentar explicar a velocidade do evento, Paulo usou o termo grego átomos, que aparece no texto sagrado pela expressão “num momento”, cujo sentido literal é indivisível (quanto ao tempo, aqui). A palavra átomos era usada para denotar “algo impossível de ser cortado ou dividido”. Também encontramos outras expressões bíblicas para denotar velocidade, tais como “abrir e fechar de olhos”, ou “piscar de olhos”. Mesmo em época avançada e de tecnologia, nada poderá contar e detectar o momento do milagre do arrebatamento da Igreja.

CONCLUSÃO

Estudar e meditar sobre o arrebatamento da Igreja promove nos remidos a fé e a esperança na vinda do Senhor. Não nos preocupamos demasiadamente com as várias teorias de interpretação sobre o arrebatamento (se ocorrera antes, no meio ou depois da Grande Tribulação), permaneçamos, sim, atentos ao fato de que Jesus virá. Devemos estar preparados para encontrar com o Senhor. Maranata - Ora vem, Senhor Jesus. Amém.

Um comentário:

  1. EXAMINANDO TUDO QUE O SENHHOR DISSE EM SUA PAGINA,TUDO QUE ESTA ESCRITO É VERIDICO,CONFORME AS ESCRITURAS.MEU NOME É DEOLIV NÃO SEI SE POSSO DIZER QUE FAÇO PARTE DO CORPO DE CRISTO NOSSO SENHOR.POIS TENHO VIVIDO UMA VIDA FORA DOS PRINCÍPIOS BIBLICOS,TENHO ESTADO MUITO TRISTE COMIGO MESMO,POIS NÃO CONSIGO FAZER A VONTADE DO SENHOR JESUS EM MINHA VIDA,CONHEÇO A PALAVRA,SOU BATIZADO,DESDE DE 1996 E DE UNS TEMPO PRA CÁ,ME TORNEI UM APOSTATA,INFELIZMENTE.ESTOU COM UM PÉ NA IGREJA E OUTRO NO MUNDO ME SINTO PIOR QUE O IMPÍO PELO ANDO FAZENDO[ESTOU COM OS OLHOS CHEIO DE LAGIMAS]NESSE MOMENTO POR QUE FALO ISTO ESTOU PIOR QUE O IMPÍO POR QUE EU CONHEÇO A PALAVRA E ELE NÃO.PERDI O TERMOR AO SENHOR QUANDO A PALAVRA NOS FALA QUE 0 TERMOR AO SENHOR É PRINCIPIO DA SABEDORIA ASSIM DISSE O SABÍO. E EU NÃO AGUENTO MAIS VIVER PECANDO CONTRA DEUS.TENHO ESTADO ENVOLVIDO NA PROSTITUIÇÃO VIRTUAL E NÃO CONSIGO ABANDONAR ESTE MAL,QUE ME TEM CONSUMIDO QUE ME TEM AFASTADO DO DEUS QUE TUDO VER.POR QUE POSSO ME ESCONDER DO HOMEM MAIS NÃO DO SENHOR E A ELE NINGÉM ENGANA.QUANDO VOU A IGREJA EU NEM ORO PROCURO NÃO ACEITAR AS OPORTUNIDADES POR QUE SEI AS MINHAS CONDIÇÕES DIANTE E PERANTE AO SENHOR.O SENHOR JESUS ESTA VOLTANDO PARA BUSCAR A SUA IGREJA, EU ESTOU CHORANDO AMADO NESSE MONMENTO. POR QUE SEI QUE POSSO FICAR E EU NÃO QUERO FICAR EU ÑÃO QUERO IR PARA O INFERNO,AS COISAS ESTÃO SE AFUNILANDO CADA VEZ MAIS A NOVA ORDEM MUNDIAL ESTA AÍ.O ANTICRISTO SE APROXIMA ESTAMOS VIVENDO A ULTIMA HORA COMO FALOU APOSTÓLO JOÃO.ME AJUDE POR FAVOR EM ORAÇÃO,SERÁ QUE O SENHOR AINDA PODE ME PERDOAR POR ISSO?AINDA TENHO CHANCER DE ESTAR NA GLÓRIA COM O SENHOR? POIS SÃO TANTOS ERROS.QUE PARECE QUE PARA MIM NÃO TEM JEITO.ME DE UMA ORIENTAÇÃO POR FAVOR .ERA PARA MIM FAZER UM COMENTARIO DA SUA PAGINA ME PERDOE,POIS ESTOU FAZENDO UMA CONFISSÃO DA MINHA VIDA ESPIRITUAL,POIS PRECISO TER FORÇA PARA SAIR DESSE LAMAÇAL DE PECADO AO QUAL ME ENCONTRO.O ESPIRITO SANTO JÁ SE AFASTOU DE MIM FAZ TEMPO.QUE O SENHOR CONTINUE TE CAPACINTANDO MAIS E MAIS EM SUA OBRA COMO AQUI ESTA PAGINA ABENÇOADA NOS DESPERTANDO PARA A VOLTA DE CRISTO.AMÉM.O MEU EMAIL É.DEOLIV.ALMIR@YAHOO.COM SOU CASADO 39 ANOS TENHO UMA MULHER TEMENTE A DEUS E UMA FILHA DE 04 ANOS QUE É A NOSSA ALEGRIA.ADOREI SUA PAGINA.FIQUE COM DEUS.

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