sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Passos rumo à salvação

Por Milton Adones Vieira

Muitos pregadores já pregaram e deram estudos sobre como uma pessoa pode ser salva. Uns definem como passos que um pecador tem que dar, outros como atitudes, enfim, são várias as definições e interpretações dadas a este importante assunto. Uns ensinam que são cinco os passos, outros dizem que são sete. Cada um prega e ensina segundo a revelação que recebe do Espírito Santo. E, foi pensando na salvação duma alma, e meditando na Palavra do Senhor, que resolvi escrever e postar um estudo sobre essas atitudes e passos que devemos dar ruma à salvação de nossa alma. Não é a minha regra, é segundo a Bíblia Sagrada e, na verdade, nenhum ser humano pode fazer nada para salvar-se a não ser com ajuda do Espírito Santo e chamado pelo Pai - Ato da Divina Graça de Deus Ef 2.8-10; Jo 6.37. Vejamos:

1) Devemos sentir necessidade de Deus e reconhecer que somos miseráveis pecadores Rm 3.10,23, e depois então ouvir a pregação do evangelho por alguém para adquirirmos fé Rm 1.17; 10.17 - É o ARREPENDIMENTO Mt 4.17; Mc 1.15; At 2.38. Essa atitude é o Primeiro passo.

2) Logo após ouvir o evangelho, crer (ter fé) e se arrepender dos pecados, devemos em seguida aceitar a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas almas. É CRER E ACEITAR A JESUS, At 16.31; Jo 1.11,12; Mc 16.16,16; I Jo 5.12. É o segundo passo.

3) Depois do arrependimento e de aceitar a Cristo, vem a mudança de rumo da vida que levávamos, pois passaremos a ser novas criaturas em Cristo Rm 6.23; II Cor 5.17. Este passo é conhecido como CONVERSÃO, REGENERAÇÃO E NASCER DE NOVO, e é uma obra operada no espírito da pessoa, no profundo da alma Pv 1.23; At 3.19; Jo 3.3-8; T t 3.5. Damos então o terceiro passo.

4) Agora vem a SANTIFICAÇÃO, sem a qual, ninguém verá o Senhor Heb 12.14; Rm 1.4; II Tes 2.13; Jo 17.17. E isso só pode ser por obra do Espírito de Deus. O quarto passo.

5) Após a santificação, damos em seguida mais um passo. Este passo é obra de Jesus Cristo através do seu sacrifício na cruz e pelo seu precioso sangue, é a JUSTIFICAÇÃO I Cor 6.10,11; Rm 5.8-10. Quinto passo.

6) Agora estamos chegando ao estágio final do processo de salvação completa na vida de um pecador arrependido; chegar a varão perfeito: "à medida da estatura completa de Cristo". É se tornar irrepreensível, perfeito, cristão salvo - santos Ef 4.13; II Tm 3.17; Fl 2.15; 3.15; I Cor 1.2.7). Eis o sexto passo.

7) Após se arrepender, aceitar a Cristo como único e suficiente Salvador, se converter ao nascer de novo, passar a viver uma vida santificada pela Palavra e pelo Espírito Santo, sendo justificado pelo sacrifício e o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado; chegamos a varão perfeito. Então só nos falta um último passo: A GLORIFICAÇÃO Sl 91.15; Heb 12.22,23. O sétimo passo. E isso, a meu ver, só acontecerá quando formos arrebatados ao céu e chegarmos ao ESTADO ETERNO. Glória a Deus. Espero que este estudo sirva de bênção para a sua vida. Amém.

Um comentário:

  1. Irmão Adones, Graça e Paz.

    Desculpe-me por não ter visitado o seu blog, tenho andado muito ocupado, mas não penses que esqueci da sua amada pessoa. Você é um dos que acreditou na idéia da CNBC e é um dos que nunca esquecemos. Jamais!!!

    Tenho novidades grandiosas para todos nós. Estamos em um novo tempo! Tempo de renovação e de novas idéias. A CNBC virá com um trabalho diferente, útil e moderno. Aguarde!

    Um abraço,
    Lucas M Junior
    Editor da CNBC

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita, deixe aqui seu comentário.